data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Mandados de prisão estão sendo cumpridos em todo o RS
Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira em Santa Maria durante uma operação nacional de combate à violência doméstica. No Estado, são cumpridos 61 mandados de prisão na operação, chamada de Marias.
Jovem é agredida a socos por aplicar multa de R$ 15 em Santa Maria
De acordo com a delegada Elizabete Shimomura, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), um dos presos, de 33 anos, era considerado foragido há algum tempo. Ele foi preso no Bairro Urlândia, região sul da cidade, e é acusado de ameaças, agressão e de incendiar a casa da ex-companheira em maio de 2019.
- O mandado de prisão preventiva dele estava em aberto porque ele nunca havia sido localizado. Além da prisão, estamos fazendo a verificação de cumprimento de medidas protetivas e de denúncias anônimas - afirma a delegada.
Depois, outro investigado, de 29 anos, foi preso preventivamente porque se aproximou da vítima, mesmo com medidas protetivas de afastamento, e ainda ameaçou a mulher.
Os dois foram para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Além dos 61 mandados de prisão preventiva, ocorre a verificação de mais de 300 medidas protetivas em todo o Estado, com o objetivo de conversar com as vítimas e saber se as ordens judiciais, que podem proibir a aproximação do agressor, estão sendo cumpridas. Em Santa Maria, foram 20 vítimas visitadas por equipes da Deam.
Já em Restinga Sêca, além das visitas a 7 vítimas, uma espingarda foi apreendida. De acordo com Shimomura, a arma estaria sendo utilizada como ameaça a uma mulher.
Em Cruz Alta, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Em uma das casas, foi encontrado e apreendido um revólver e munição.
*Colaboraram Janaína Wille e Victoria Debortoli